Síndrome de Burnout | Weleda
O estresse é uma resposta física do organismo aos estímulos externos, mas nem sempre significa algo ruim. Ele nos ajuda a manter a atenção às tarefas que realizamos e contribui com a produtividade, porém, quando isso se torna uma situação recorrente, acarreta em prejuízos ao bem-estar físico e psíquico.
No meio profissional, podemos citar uma condição que durante décadas foi ocultada pelas empresas e que atualmente ganhou notoriedade: a Síndrome de Burnout. Basicamente, o Burnout acontece em razão do excesso de trabalho, situação que leva à exaustão extrema, esgotamento físico e distúrbios emocionais, sendo comum em profissões onde a pessoa se encontra sob pressão constante e precisa assumir grandes responsabilidades.
Esse tipo de fadiga apresenta diversos sintomas que envolvem nervosismo, sofrimento psicológico e problemas físicos, como:
- Cansaço excessivo;
- Insônia;
- Alterações no apetite;
- Sentimento de derrota;
- Isolamento;
- Alterações no humor.
A psicoterapia é um dos métodos utilizados para tratar a Síndrome de Burnout, mas melhor do que atuar contra o problema, é prevenir o seu aparecimento. Adotar novos hábitos de vida - como incluir a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada - ajudam a aliviar significativamente o estresse e controlar seus sinais, devolvendo ao indivíduo sua qualidade de vida.
Para ter acesso a mais conteúdos como esse, continue acompanhando as redes sociais da Weleda.